Iniciativa do vereador Daniel Carvalho busca criar uma política pública permanente de combate à automutilação e prevenção ao suicídio, especialmente entre jovens.

Um problema urgente de saúde pública:
A automutilação é uma das faces mais silenciosas do sofrimento emocional, especialmente entre adolescentes e jovens adultos. Ainda vista com preconceito ou tratada como tabu, a prática de se ferir intencionalmente tem crescido de forma alarmante no Brasil.

Segundo dados divulgados em março de 2024 pela CNN, com base em um estudo da Fiocruz Bahia, o número de suicídios no Brasil aumentou 43% entre os anos de 2000 e 2019 — mesmo com a redução de 36% nos casos em escala global. Nas Américas, o crescimento foi de 17% no mesmo período.

Já em 2022, as notificações de autolesões aumentaram em todas as faixas etárias, desde os 10 anos de idade. Os números mostram que esse é um problema de saúde pública que precisa ser enfrentado com seriedade, acolhimento e políticas públicas permanentes.

O PL do vereador Daniel Carvalho:
Atento a esse cenário e à urgência do tema, o vereador Daniel Carvalho apresentou um Projeto de Lei que visa combater a automutilação e prevenir o suicídio no município de Contagem. A proposta prevê a implementação de medidas práticas nas escolas e serviços de saúde, com foco na prevenção e no acolhimento dos jovens.

Entre os principais pontos do PL estão:

  • Criação de espaços de escuta, acolhimento e apoio psicológico nas escolas públicas;
  • Capacitação de professores e servidores da saúde para identificar sinais de sofrimento emocional e autolesão;
  • Encaminhamento para atendimento especializado nos casos identificados;
  • Campanhas de conscientização permanentes, com foco nas famílias e nas comunidades escolares.

“O jovem que se automutila não quer chamar atenção. Ele está tentando lidar com uma dor emocional que, muitas vezes, ninguém vê. Nosso papel como poder público é oferecer apoio e políticas sérias que salvem vidas. Além desse PL também temos proposto desde 2019 uma lei para garantir a presença de psicólogos e assistentes sociais nas escolas, justamente para prevenir situações como essa”, esclarece Daniel Carvalho.

Uma narrativa cultural que despertou o mundo:
A importância de debater este tema com responsabilidade ficou ainda mais evidente após o sucesso da série “13 Reasons Why”, da Netflix. A produção mostrou a trajetória de Hannah Baker, uma adolescente que vivencia bullying, abandono e solidão — até sua morte trágica.

A série provocou uma grande mobilização global, alertando para os efeitos da falta de escuta e acolhimento nos ambientes escolares e familiares. A proposta do vereador é justamente evitar que esse tipo de história se repita na realidade de jovens contagenses.

O que você pode fazer?
A luta contra a automutilação e o suicídio começa com o fim do silêncio. Falar, acolher, escutar e buscar ajuda são atitudes poderosas. E, no poder público, é papel dos legisladores propor políticas que ofereçam estrutura, apoio e informação.

O Projeto de Lei apresentado por Daniel Carvalho representa um passo importante nessa direção, já foi aprovado em segundo turno e segue para sanção da prefeita para se tornar lei e beneficiar a população.

Acompanhe, compartilhe e apoie!
Compartilhe esta matéria com pessoas próximas e ajude a conscientizar sobre o tema.

Juntos podemos salvar vidas.